R. Olinda, 252 - Socorro, São Paulo - SP, 04761-020        Segunda a Quinta - 07:30h às 17:30h e Sexta das 07:30h às 16:00h        vendas@sbpallet.com.br

Cuidados no Transporte de Pallets

Cuidados no transporte de pallets

Os paletes de madeira, metal ou plástico são estruturas utilizadas diariamente em estoques, depósitos, armazéns, portos e transportadoras com o objetivo de facilitar, basicamente, duas operações logísticas: transporte e armazenamento de cargas e mercadorias diversas. No entanto, o transporte de pallets merece atenção e cuidados redobrados.

3 dicas valiosas para fazer o transporte de pallets seguro

O uso de paletes nos processos logísticos realizados por empresas e indústrias espalhadas pelo mundo é imprescindível. Afinal, a utilização desse tipo de estrutura torna o trabalho muito mais seguro e eficiente. De modo geral, os paletes são vantajosos porque:

  • diminuem o custo homem/hora;
  • têm baixo custo de manutenção;
  • agilizam a estocagem e movimentação;
  • padronizam os sistemas de estocagem;
  • reduzem os riscos de acidentes e avarias;
  • racionalizam o aproveitamento dos espaços;
  • possibilitam o uso de paleteiras e empilhadeiras.

Embora sejam estruturas imprescindíveis para o setor logístico em diversos segmentos, fazer o transporte de pallets de forma segura é um desafio. A boa notícia é que, seguindo algumas dicas valiosas, é possível evitar intercorrências durante o deslocamento das peças.

Respeite a capacidade do pallet utilizado

Hoje em dia, existem três tipos de pallets amplamente utilizados em processos logísticos: os pallets de madeira, os pallets de plástico e os pallets de metal. E cada um deles pode ser classificado em diferentes modelos, com características e especificações distintas.

Cada tipo e modelo de pallet possui indicações de capacidade de peso estático e dinâmico que devem ser respeitadas. Dessa forma, é possível garantir que o transporte aconteça em segurança, evitando acidentes de trabalho e também prejuízos materiais e/ou financeiros.

Utilize equipamentos mecânicos

Cuidados no transporte de pallets1

A utilização de pallets facilita o deslocamento, a manipulação e o armazenamento de cargas e mercadorias dos mais variados tipos. E para facilitar a manipulação e o transporte dos próprios paletes, é fundamental investir em equipamentos mecânicos.

O uso de empilhadeiras e paleteiras motorizadas, por exemplo, torna todo o processo mais rápido, eficiente e seguro. Mas, atenção: a condução desses equipamentos deve ser feita por profissionais qualificados, experientes e preparados para esse tipo de tarefa.

Garanta a distribuição adequada das cargas

Respeitar a capacidade de cada tipo e modelo de palete utilizado é essencial para garantir que o transporte de pallets seja seguro. Mas, garantir a distribuição adequada das cargas que serão armazenadas e/ou transportadas na estrutura também é importante.

As cargas mais pesadas geralmente devem ser colocadas na parte inferior e as mais leves na parte superior. Os maiores volumes de peso, por sua vez, devem ser alocados na parte central. Em resumo, distribua uniformemente o peso dentro do veículo.

Utilizando o tipo e o modelo certo de pallet e respeitando as indicações de uso de cada um deles é possível garantir que o transporte e o armazenamento aconteça tranquilamente.

Encontre o pallet que procura com a SB Pallet

A SB Pallet é referência em apoio logístico através do fornecimento de pallets, racks metálicos e outros recursos essenciais para os sistemas logísticos de empresas e indústrias do país. Consulte agora nosso site e conheça as opções disponíveis.

author avatar
SB Pallet
WHATSAPP   Ligar

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.