Av. Alcindo Ferreira, 6 - Parque do Castelo | São Paulo-SP - CEP: 04803-170        Segunda a Quinta - 07:30h às 17:30h e Sexta das 07:30h às 16:00h        vendas@sbpallet.com.br

Quais os melhores pallets para o ramo alimentício?

Os pallets de madeira são os mais utilizados pela maior parte das empresas que atuam na área de logística. Contudo, o seu uso para o transporte e o armazenamento de alimentos passou a ser bastante questionado nos últimos anos. Isso porque a madeira é um material que pode oferecer alguns riscos, como por exemplo ser muito porosa, o que torna possível que o mofo se infiltre nela. Por esse motivo, é muito comum haver dúvidas sobre qual a indicação de pallets para o ramo alimentício.

Melhores alternativas de pallets para o ramo alimentício

O uso dos pallets para o ramo alimentício é altamente recomendado, pois torna o serviço mais simples e colabora para aumentar a produtividade, poupando esforço físico. No entanto, é preciso saber qual utilizar, a fim de garantir a qualidade dos alimentos. E os mais indicados, sem dúvidas, são os pallets de plástico. Seu material de fabricação é o polietileno, que apresenta características excelentes que o tornam ideal para o contato com alimentos e bebidas.

Considerando que os pallets de plástico para o ramo alimentício são estruturas semelhantes a um estrado, utilizados para a movimentação e armazenamento de alimentos, é muito importante que a sua matéria-prima não sofra oxidação, não transmita sabor, não retenha cheiro e a sua superfície seja lisa, evitando o desenvolvimento ou propagação de fungos, bactérias e outros.


O pallet para o ramo alimentício fabricado em polietileno ainda isola a carga do chão e pode ser empilhado, ajudando a otimizar o estoque, com melhor aproveitamento vertical do espaço físico. E quando são fabricados em PEAD (polietileno de alta densidade), possui ainda mais vantagens, como suportar baixas temperaturas.

Entenda por que evitar os pallets de madeira

Os pallets de madeira são fabricados com um material poroso e irregular, que armazena água e resíduos de alimentos. Dessa forma, é uma matéria-prima que apresenta maior risco de contaminação por fungos e bactérias, como citado anteriormente. Isso também faz com que seja mais difícil de lavar e higienizar as estruturas, para que possam ser reutilizadas. Por outro lado, os pallets para o ramo alimentício de plástico são facilmente higienizados, com uma limpeza simples e completa que pode ser feita com água, sabão, detergente, produtos químicos básicos ou vapor.

Os pallets de madeira ainda podem apresentar emendas, farpas, pregos e perfurações, que também podem abrigar fungos, bactérias e outros agentes contaminantes. Além, é claro, de oferecerem riscos maiores de acidentes. Quando expostos a ambientes externos, podem pegar chuva e apresentar um maior risco de contaminação, pois a madeira quando fica molhada pode inclusive mofar.

Procurando por pallets para o ramo alimentício?

Quando se fala em pallets para o ramo alimentício, é essencial saber que os pallets de plástico são mais higiênicos que os de madeira e, portanto, mais recomendados para estar em contato com os alimentos durante os processos logísticos, sobretudo de armazenagem e movimentação. Para cumprir com os requisitos, no entanto, precisam ser fabricados com um material de qualidade e por uma empresa que seja referência no mercado.

A SB Pallet prima pela qualidade de seus serviços e tem a preocupação de oferecer o melhor modelo de pallet para atender às necessidades do seu negócio. Para isso, conta com uma linha completa de produtos. Conheça nosso catálogo e entre em contato conosco!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.