Av. Alcindo Ferreira, 6 - Parque do Castelo | São Paulo-SP - CEP: 04803-170        Segunda a Quinta - 07:30h às 17:30h e Sexta das 07:30h às 16:00h        vendas@sbpallet.com.br

Qual o papel dos pallets na Logística 4.0?

A cadeia de suprimentos moderna está rapidamente se tornando mais inteligente, mais conectada e mais avançada tecnologicamente. Simultaneamente a quarta revolução industrial, está ocorrendo também a revolução no mundo da logística que está mudando a forma como os produtos passam das empresas de produção para os seus respectivos clientes. Por conta do termo Indústria 4.0, para esta revolução foi dado o nome de Logística 4.0.

Essa expressão representa essa nova fase da logística, que é ultra conectada e atende a todos os requisitos impostos pela nova revolução industrial, como velocidade, ganho de eficiência, redução de custos e disponibilidade de informações. Contudo, muitas pessoas ficam com a dúvida de qual o papel dos pallets na Logística 4.0.

O que muda com a Logística 4.0?

A Indústria 4.0 é a nossa atual realidade e, por isso, investir em novos recursos tecnológicos e desenvolver processos e equipes com grande potencial analítico é primordial principalmente para ganhar uma fatia nesse novo mercado e sair na frente da concorrência. Consequentemente, isso impacta na logística, que agora precisa contar com uma gestão inteligente de estoques.

Dessa forma, com a Logística 4.0, as empresas devem repensar as suas práticas para manter-se relevantes em seu segmento. Com essas mudanças, as otimizações e a tomada de decisões apoiadas em dados são privilegiadas. Não à toa, utiliza-se de tecnologias modernas de informação e comunicação, tais como a Computação em Nuvem e Big Data, por exemplo.

O papel dos pallets na Logística 4.0

O papel dos pallets na Logística 4.0 é fundamental, pois com a tecnologia e os sistemas de produção avançando, as empresas passaram a produzir de modo cada vez mais personalizado, alinhados às necessidades de cada cliente e objetivando a redução de estoques. Dessa forma, diminuem-se os níveis de armazenamento, ao passo em que se aumenta a agilidade dos processos de entrega.

Com o aumento do uso de tecnologia, é comum que as pessoas pensem que os pallets vão perder espaço. Contudo, isso não é verdade. Inclusive, espera-se justamente o contrário, com a intensificação de seu uso. Isso porque trata-se de uma estrutura que visa facilitar o acesso aos produtos em um estoque, justamente colaborando com a eficiência dos processos de logística. Assim, as vantagens da utilização dos pallets vai de encontro direto aos propósitos e necessidades da Logística 4.0.

Com a logística moderna, que é cada vez mais mecanizada, a movimentação de cargas, por exemplo, pode ser feita por módulos autônomos, cuja necessidade de interferência humana é nula. Isso significa que há uma presença maior de inteligência artificial embutida nas estações de produção, que torna possível detectar por conta própria a retirada do produto acabado e a necessidade de reabastecimento.

Neste contexto, o papel dos pallets na Logística 4.0, sobretudo de madeira, é importante para facilitar essa integração, graças à padronização. A existência de estruturas com medidas e formatos comumente utilizados pelas indústrias de diferentes segmentos, facilita e otimiza a interação mecanizada das cadeias produtivas e de transporte.

Conte com a SB Pallet
Se você precisa de pallets de madeira para implementar nos processos de Logística 4.0 de seu negócio, conte com uma empresa que é referência no segmento! A SB pallets trabalha com soluções logísticas de ponta para atender às necessidades do cliente da melhor forma possível, entregando qualidade e um excelente custo-benefício.

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.