Av. Alcindo Ferreira, 6 - Parque do Castelo | São Paulo-SP - CEP: 04803-170        Segunda a Quinta - 07:30h às 17:30h e Sexta das 07:30h às 16:00h        vendas@sbpallet.com.br

Dicas de segurança para trabalhar com pallets

Os pallets são recursos que, a primeira vista, parecem extremamente básicos. Contudo, são uma das ferramentas mais importantes da cadeia de suprimentos global. Só que podem se tornar um perigo caso não sejam tomados os devidos cuidados, a fim de trabalhar com segurança utilizando os pallets. Isso porque se tratam de estruturas que podem causar ferimentos, como perfurações e dedos quebrados, por exemplo. Por esse motivo, se usado para uma finalidade não aprovada, como uma elevação manual, o resultado pode ser trágico.

Como trabalhar com segurança utilizando os pallets?

Infelizmente, os pallets são a causa de numerosas lesões em armazéns e locais de trabalho todos os anos, especialmente quando são manuseados ou usados ​​incorretamente. Quando estão totalmente carregados, são extremamente pesados. Ferimentos por esmagamento e até fatalidades, portanto, podem ocorrer caso sejam movidos descuidadamente, colocados em locais instáveis ou não forem fortes o suficiente para suportar a carga colocada sobre eles.

Além disso, quando o assunto é pallets de madeira, há ainda outros riscos, pois estes podem lascar e quebrar, causando cortes, arranhões e outros machucados. Mas a boa notícia é que tudo isso pode ser facilmente evitado.

Por isso, confira algumas dicas para trabalhar com segurança utilizando os pallets:

Não use como plataforma de elevação humana

Caso um funcionário precise alcançar níveis mais altos do armazém, utilize apenas plataformas de elevação projetadas e aprovadas para esse fim, e somente após receber o treinamento necessário. Esse é, inclusive, um dos principais cuidados para trabalhar com segurança utilizando os pallets. Essas estruturas são produzidas para suportar grandes pesos, porém isso é para cargas uniformemente distribuídas em sua superfície, não para cargas altamente localizadas, como os pés de um funcionário.

Não use pallets danificados

Pallets danificados representam um sério risco para a segurança de uma empresa e de seus funcionários, sobretudo se for colocado em uma prateleira alta com uma carga pesada. Por isso, se os pallets estiverem danificados, inadequados para o trabalho, ou se você simplesmente não tiver certeza sobre a qualidade deles, devem ser removidos do local de trabalho. Separa-os, então, para reparo ou reciclagem, dependendo das condições.

Tome cuidado ao pisar entre pallets

Às vezes, existe a necessidade de pisar entre ou nos pallets para acessar produtos na parte traseira, quando eles estão posicionados lado a lado em prateleiras de armazenamento. Com isso, lesões no tornozelo ou no joelho podem ocorrer caso o operário venha a perder o equilíbrio. Além disso, um trabalhador em pé em cima de um pallet pode acabar se ferindo caso uma de suas tábuas quebre, ou se o seu pé ficar preso entre elas.

Outras dicas importantes para trabalhar com segurança utilizando os pallets

Alguns outros cuidados podem ser tomados para garantir a máxima segurança possível para todos os funcionários:

  • Não deixe pallets vazios em pé: eles podem tombar e machucar as pernas ou pés de funcionários;
  • Certifique-se de que os pallets sejam carregados com distribuição uniforme de peso;
  • Não exceda a capacidade máxima de peso ao transportar ou empilhar;
  • Mantenha os pallets afastados das áreas que precisam ser acessadas, como portas, saídas de emergência, extintores e outros;
  • Mantenha a área de trabalho limpa.
Conte com materiais de qualidade para poder trabalhar com segurança utilizando os pallets

A segurança de se trabalhar com pallets está intimamente ligada com a qualidade dos mesmos. Pallets de procedência duvidosa, danificados ou que não sigam as normas, podem facilmente acabar causando acidentes. Outro ponto a se ter muita atenção é em relação ao correto manuseio dessas estruturas.

Para ter a garantia de poder trabalhar com segurança utilizando os pallets, procure por uma empresa que seja referência no segmento e possa oferecer as melhores soluções logísticas para o seu negócio, de acordo com as necessidades dele. Como a SB Pallet que se preocupa em oferecer produtos com a mais alta qualidade e possui um catálogo completo para te ajudar a aprimorar o setor logístico da sua empresa.

A empresa SB Pallet atua na área logística nas diversas regiões do Brasil e tem como objetivo oferecer o modelo de pallet ideal para cada segmento do mercado, garantindo a movimentação e o armazenamento de mercadorias nos setores alimentício, farmacêutico, têxtil e entre outros. Nosso diferencial é a qualidade no atendimento e eficiência no cumprimento dos prazos, produzindo peças como:

Pallets
Caixas Pallets
Cantoneiras de Papelão
Chapatex
Estrado de Plástico
Pallets de Madeira
Pallets de Aço
Pallets de Contenção
Pallets Descartáveis
Pallets PBR
Pallets EURO
Pallets Longarina
Pallets de Madeira Usado
Pallets de Madeira Novo
Pallets de plástico
Racks Metálicos
Gaiolas Aramadas
Racks com Fundo em Chapa
Rack Metálico
Racks Aramados
Racks Porta Pallet
SB Pallet
Últimos posts por SB Pallet (exibir todos)

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.