Av. Alcindo Ferreira, 6 - Parque do Castelo | São Paulo-SP - CEP: 04803-170        Segunda a Quinta - 07:30h às 17:30h e Sexta das 07:30h às 16:00h        vendas@sbpallet.com.br

Pallets: o que é e como é feito?

Pallets o que é e como é feito

Muito utilizados para o transporte e armazenamento de mercadorias, os pallets são fundamentais para diferentes empresas dos mais diversos segmentos. Isso porque servem de apoio aos processos logísticos, tendo bastante importância para a lógica de funcionamento de um negócio. Assim, ajuda inclusive na eficiência, o que, consequentemente, impacta nos lucros e resultados.

Tendo sido introduzido no mercado brasileiro nos anos 90, o pallet é um estrado essencial principalmente para locais que trabalham com o carregamento de grandes cargas, tais como portos, armazéns, mercados e outros. É um produto que pode ser fabricado com madeira, plástico e até mesmo aço.

O que posso fazer com pallet?

As estruturas que recebem o nome de pallet podem ser utilizadas de diversas formas. Obviamente, o uso mais comum e que a maioria das pessoas conhece, é para otimizar alguns processos de empresas no que diz respeito a movimentação e estocagem de mercadorias. Entretanto, esse material é bastante versátil, independente da matéria-prima com o qual foi fabricado. Os pallets, então, podem ser úteis para outros fins também, como decoração, por exemplo.

Por que utilizar os pallets?

Os pallets são estruturas que atuam de modo direto no aperfeiçoamento das empresas, no que diz respeito à logística. Além de tornar os processos de movimentação mais fáceis e menos cansativos, eles também protegem as mercadorias, reduzindo os impactos que poderiam danificar o que está sendo armazenado e/ou transportado. Os espaços físicos também são melhores aproveitados com os pallets, o que contribui para um melhor uso dos armazéns e estoques, bem como para a identificação dos produtos.

Utilizar pallets, dessa forma, é uma excelente opção para quem precisa de soluções que auxiliem na logística. Essas estruturas ainda ajudam a diminuir o número de acidentes pessoais, tornar mais rápido o processo de transporte e estocagem e padronizar o local de armazenamento. Tudo isso com menores custos, tanto de produção quanto de manutenção, e um maior controle do inventário.

Por que escolher pallets de madeira?

Em alguns casos, os pallets fabricados com madeira podem ser a melhor opção, porque eles podem suportar mais peso e também podem ser reparados. A madeira, ainda, é um material reciclável e 100% renovável. Ou seja, em termos de impacto ambiental, os pallets de madeira são mais ecológicos.

Preciso comprar pallet? Onde consigo pallet usado?

Os pallets são muito úteis para diversos segmentos industriais e, por esse motivo, apesar de ser necessário comprá-los, o custo-benefício costuma compensar bastante. Algumas empresas que trabalham com essas estruturas, contudo, possuem opções que podem sair mais baratas. É o caso, por exemplo, da SB Pallet, que trabalha com pallets descartáveis, usados e até mesmo a locação de pallets.

Os pallets usados diminuem custos de mão de obra e manutenção, além de serem ecológicos e ajudarem a evitar a derrubada de mais árvores.

Como desmontar um pallet?

Desmontar um pallet de madeira não é tão difícil quanto parece, porém é necessário ter cuidado, já que esse material pode lascar e quebrar. O primeiro passo para fazê-lo é escolher uma estrutura que não apresente sinal de deterioração, para ter certeza de que ainda será possível utilizar a madeira.

Além disso, é preciso ter as ferramentas certas, como por exemplo martelo, pé de cabra ou outra ferramenta que permita desmontar o pallet sem danificar nada. Equipamentos de proteção também são fundamentais!

Na maioria dos pallets não é utilizado nenhum tipo de cola, ou seja, apenas utilizando um martelo ou pé de quebra já é possível retirar os pregos que são colocados em todas as junções do pallet. Assim, o desmonte é realizado com bastante facilidade.

Como cortar a madeira do pallet?

Para cortar a madeira do pallet, pode-se utilizar serras finas manuais. Se a serra for circular, então é necessário usar discos com a maior quantidade de dentes possível para que o corte seja uniforme.

Entretanto, o mais recomendado para fazer o corte da madeira do pallet é que sejam usadas mini-serras elétricas.

Qual tipo de tinta devo usar na madeira do pallet?

A pintura do pallet de madeira pode ser feita com diversos propósitos, mas principalmente quando o objetivo é utilizá-lo para decoração. Entretanto, é importante ter em mente que os pallets podem ser produzidos com diferentes espécies de madeira. Ou seja, a técnica e tinta que serve para pintar uma estrutura, pode não ser ideal para outra.

O primeiro passo para pintar um pallet é lixar a madeira, para que não fique com nenhuma farpa. Depois, é importante passar uma tinta branca que servirá como base para qualquer pintura. Somente depois é que deve ser utilizada a cor desejada.

O tipo de tinta mais indicado para pintar a madeira é o chamado esmalte sintético acetinado ou brilhante, dependendo do aspecto que você quiser dar para o pallet.

Como tratar a madeira do pallet?

Os materiais utilizados para a fabricação dos pallets costumam ter uma durabilidade boa. Porém, algumas pessoas preferem tratar a madeira a fim de torná-la mais resistente. Para isso, é muito utilizado:

Stain Impregnante

Esse é o produto mais indicado para ser aplicado com o objetivo de proteger a madeira. Ele possui propriedades fungicida e inseticida, com durabilidade de até 2 anos. Além disso, é um bloqueador solar que tem fácil manutenção.

Verniz Restaurador

Se o pallet já tiver marcas de uso, pode ser uma boa opção aplicar um verniz restaurador. ELe renova, restaura e tinge a madeira, podendo ser aplicado na cor mogno. Tem durabilidade de até 3 anos e possui filtro solar.

Ideias para reutilizar pallets

Sustentabilidade é um tema bastante discutido atualmente com a preocupação cada vez maior de proteger o meio ambiente. Reutilizar um material, como os pallets de madeira, por exemplo, então se tornou uma ótima opção:

Ideias de móveis para fazer

Os pallets podem ter outros usos além da parte logística das empresas. Por exemplo, eles podem virar belos móveis para a sua casa:

Cama de Pallet

Existem muitos modelos de camas feitas com pallets. É possível abusar da criatividade nesse caso e criar camas de solteiro, de casal e até mesmo beliches. Apesar de dar um ar mais rústico para o quarto, a cama de pallet é neutra e se encaixa em vários estilos decorativos.

Estante de Pallet

Quem gosta de uma decoração mais rústica com certeza adora a reutilização de pallets. No caso das estantes, isso não é diferente, pois é uma opção muito interessante. As estantes de pallet, então, tornaram-se bastante comuns e é possível utilizar a criatividade para fazer modelos bem diferentes.

Mesa de Pallet

São muitos modelos de mesas de pallet, como as de centro, de jantar, escrivaninha ou aparador, por exemplo. Inclusive, esse é um móvel bastante versátil para adicionar na decoração de qualquer ambiente. Além disso, pode ser combinado com outros materiais, como vidro, para conferir um visual mais moderno.

Sofá de Pallet

Muita gente associa o uso de pallets com uma decoração rústica. Contudo, é sim possível criar um design mais despojado, mesmo utilizando um sofá de pallets. Para isso, existem vários modelos que podem ser seguidos que permitem a criação de um ambiente agradável, charmoso e aconchegante.

Além disso, também é possível criar:
Mancebo de Parede de Pallet;
Painel Multimídia de Pallet;
Piscina de Pallet;
Suporte de Bicicleta;
Prateleira de Pallet;
Jardim Vertical de Pallet
Espreguiçadeira de Pallet.

Onde comprar pallets

Para garantir pallets de qualidade é preciso investir na empresa certa! Nós, da SB Pallet, somos referência no mercado de produtos logísticos, contando com uma linha completa para atender às necessidades das mais diferentes empresas de todos os segmentos. Assim, garantindo a qualidade dos processos de transporte e armazenamento de mercadorias.

Nossa especialidade são os diferentes modelos pallets, como os de madeira, plástico e aço, além de contar com produtos como chapatex, racks metálicos, cantoneiras de papelão e outros. Confira nosso catálogo e lista de serviços, e peça um orçamento!

A empresa SB Pallet atua na área logística nas diversas regiões do Brasil e tem como objetivo oferecer o modelo de pallet ideal para cada segmento do mercado, garantindo a movimentação e o armazenamento de mercadorias nos setores alimentício, farmacêutico, têxtil e entre outros. Nosso diferencial é a qualidade no atendimento e eficiência no cumprimento dos prazos, produzindo peças como:

Pallets
Caixas Pallets
Cantoneiras de Papelão
Chapatex
Estrado de Plástico
Pallets de Madeira
Pallets de Aço
Pallets de Contenção
Pallets Descartáveis
Pallets PBR
Pallets EURO
Pallets Longarina
Pallets de Madeira Usado
Pallets de Madeira Novo
Pallets de plástico
Racks Metálicos
Gaiolas Aramadas
Racks com Fundo em Chapa
Rack Metálico
Racks Aramados
Racks Porta Pallet
SB Pallet
Últimos posts por SB Pallet (exibir todos)

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.