R. Olinda, 252 - Socorro, São Paulo - SP, 04761-020        Segunda a Quinta - 07:30h às 17:30h e Sexta das 07:30h às 16:00h        vendas@sbpallet.com.br

Quais os principais tipos de paletes: tudo que você precisa saber

Quais os principais tipos de paletes tudo que você precisa saber

Para preservar mercadorias e insumos e garantir que eles sejam distribuídos adequadamente, empresas e indústrias dos mais variados segmentos investem constantemente em tecnologias e equipamentos específicos para essa finalidade. 

Neste sentido, o palete foi criado para maximizar a ocupação de estoques, depósitos e armazéns, padronizar os processos de armazenamento, facilitar e agilizar o transporte e a movimentação de cargas voltadas para uso interno ou comercialização. 

A armazenagem com palete, ou paletização, é um dos sistemas mais utilizados em todo o mundo. Mas, entre os principais tipos de paletes existentes hoje em dia, você já parou para pensar qual ou quais deles são os mais indicados para o seu negócio?

Quando e por que utilizar paletes?

A logística de armazenagem abrange tudo o que envolve guardar, proteger e conservar mercadorias, assim como todos os processos que envolvem a gestão, o transporte, o manuseio e a localização desses produtos desde o recebimento até a expedição. 

Neste contexto, o palete é uma estrutura que pode ser empilhada e possibilita o armazenamento e o transporte dessas mercadorias de forma mais rápida, prática e segura. O uso de paletes no armazenamento é extremamente vantajoso porque oferece:

  • menor riscos de danos às mercadorias;
  • agilidade na movimentação das cargas;
  • diminuição nos gastos com mão de obra;
  • padronização dos processos de estocagem;
  • racionalização dos espaços de armazenagem.

Para cada segmento de mercado, considerando mercadorias manipuladas, espaço disponível e, até mesmo, os recursos financeiros disponíveis para investir no equipamento, é possível indicar diferentes tipos de paletes para atingir os objetivos desejados. 

Dessa forma, se você está pensando em investir na paletização do seu estoque, depósito ou armazém, antes de qualquer coisa é importante conhecer quais os paletes mais populares no mercado e, principalmente, em quais situações eles são recomendados. 

Tipos de paletes: conheça quais são e quando utilizá-los

Os paletes geralmente são classificados de acordo com a matéria-prima da qual são fabricados. Sendo assim, podemos dizer que os principais tipos de paletes utilizados atualmente são o palete de madeira, o pallet de plástico e o palete de metal/aço.

Além disso, os paletes também podem ser classificados como novos, usados, descartáveis ou de contenção. Todos esses tipos de paletes são extremamente eficientes e seguros, mas na hora de escolher a melhor opção é fundamental levar em conta suas particularidades. 

Paletes de Madeira

Podemos dizer que os paletes de madeira são os mais tradicionais. De modo geral, o pallet de madeira é fabricado com três tipos de matérias-primas: a madeira Pinus, a madeira Eucalipto e a madeira dura de lei, sendo os principais modelos PBR, EURO e longarina.

Os paletes PBR foram criados pela Associação Brasileira de Supermercados para atender às nossas necessidades logísticas e de armazenamento. O produto é extremamente resistente, durável e eficaz no transporte e armazenamento de mercadorias. 

Já o palete EURO segue a padronização de armazenagem europeia, enquanto o palete longarina é maior do que os demais. Em geral, o palete de madeira é indicado para lojas de materiais de construção, padarias, farmácias, supermercados, entre outros. 

Paletes de Plástico

Nos últimos anos, os paletes de plástico têm conquistado cada vez mais a preferência de empresas e indústrias que necessitam de uma estrutura segura e resistente para fazer o armazenamento e o transporte de mercadorias dos mais variados tipos. 

O palete de plastico é confeccionado em materiais como o polietileno (PE) e o polietileno de alta densidade (PEAD), que conferem resistência, leveza, fácil manutenção, praticidade na higienização e proteção contra a proliferação de fungos e bactérias. 

Por essa razão, os paletes de plástico são recomendados principalmente para os ramos alimentício e farmacêutico. Com um excelente custo-benefício, desde que sejam mantidos em condições adequadas, podem durar mais de 10 anos.

Paletes de Aço

Entre os principais tipos de paletes existentes, o palete de aço, também conhecido como palete de metal, é o mais resistente. Sua capacidade de carga suporta toneladas de peso estático ou dinâmico sem quebrar ou dobrar.

Embora sejam extremamente resistentes, os paletes de aço são leves e práticos de carregar, podem ser reutilizados, são versáteis, flexibilizam as operações logísticas e podem ser movimentados com o auxílio de empilhadeiras e caminhões.

Outra característica importante é que os paletes de aço podem ser galvanizados, ou seja, protegidos com uma camada de zinco que evita a corrosão da superfície, e/ou pintados. Em resumo, são ótimas opções para operações logísticas com cargas pesadas e volumosas.

Paletes de Contenção

Os paletes de contenção visam conter o vazamento de substâncias químicas com potencial corrosivo e inflamável que são transportadas em tambores. Dessa forma, são muito recomendados para as indústrias químicas.

A utilização desse tipo de palete é fundamental para preservar o solo, o meio ambiente e a população. Além disso, o acessório possibilita o reaproveitamento do líquido derramado, evitando o desperdício da carga. 

De modo geral, é possível optar entre paletes de contenção para um tambor, paletes de contenção para dois tambores e paletes de contenção para quatro tambores. Os três modelos são resistentes aos materiais corrosivos e fáceis de higienizar. 

O uso de paletes facilita o trabalho logístico e deve ser implementado de forma estratégica. A escolha do tipo de palete adequado, então, é primordial nesse processo. 

O pallet que você precisa, a SB Pallet tem 

A SB Pallet oferece os principais tipos de paletes utilizados pelas indústrias têxtil, automobilística, farmacêutica, alimentícia, varejistas, químicas, entre outras. Acesse nosso site e escolha a melhor opção para o seu negócio.

WHATSAPP   Ligar

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.