Av. Alcindo Ferreira, 6 - Parque do Castelo | São Paulo-SP - CEP: 04803-170        Segunda a Quinta - 07:30h às 17:30h e Sexta das 07:30h às 16:00h        vendas@sbpallet.com.br

Os pallets de madeira também são sustentáveis!

Normalmente, os pallets de madeira são vistos como um produto simples e, com isso, muitas pessoas acreditam que eles não têm importância. Contudo, além de serem uma das engrenagens da economia global e das cadeias de suprimentos, é possível dizer que essas estruturas movem o mundo. Não à toa, eles estão por toda parte, com bilhões de pallets circulando ao redor do mundo. Com o seu uso sendo tão difundido, no entanto, começa a surgir uma preocupação principalmente em relação à sustentabilidade.

Setor de pallets de madeira comprometido com a sustentabilidade

Apesar de poderem ser construídos com outros materiais, como plástico e metal, os pallets de madeira ainda são os mais usados por toda a indústria, independentemente do segmento. Por isso, é natural que haja essa preocupação e cuidado com a sustentabilidade. Afinal, assim como outros recursos naturais, a madeira é um recurso limitado e, portanto, deve ser utilizado com sabedoria.

De acordo com a Confederação Europeia das Indústrias Madeira (CEI-Bois), um excelente exemplo das vantagens de uso da madeira como matéria-prima para a construção de materiais, como os pallets, em termos de sustentabilidade, é justamente pela significativa redução das emissões de gás carbônico para a atmosfera. Outro motivo pelo qual essas estruturas são consideradas sustentáveis é porque requerem menos energia em sua produção.

Pallets de madeira e o desmatamento

Os pallets de madeira, bem como outros produtos feitos de madeira, são provavelmente um dos itens mais sustentáveis usados nas indústrias de comércio e transporte. No entanto, é comum que as pessoas tenham a impressão de que eles contribuem para o desmatamento. Na realidade, porém, os pallets de madeira estão aliados com a sustentabilidade e são feitos da madeira não utilizada pela indústria madeireira, como para a fabricação de móveis e materiais de construção. Ou seja, essa é mais uma forma de contribuição para a diminuição da pegada de carbono.

Além disso, os pallets de madeira também são feitos de outros materiais de madeira reciclados, inclusive dos próprios pallets que não têm mais uso. E, quando atingem o final de sua vida útil, a madeira ainda pode ser processada em outros produtos. Inclusive, podem ser aplicados em projetos de decoração, servindo para fazer móveis e objetos decorativos diversos.

Uma escolha pensando na sustentabilidade

Com as atuais preocupações com as mudanças climáticas e tendo em vista a enorme quantidade de recursos consumidos para produzir a quantidade de pallets necessárias para a cadeia de suprimentos global, é fundamental saber qual a opção mais ecologicamente aceitável. Os pallets de plástico, por exemplo, normalmente são derivados de produtos de petróleo ou gás natural, o que aumenta muito sua pegada de carbono.

Por esse motivo, a madeira é uma opção prática, sustentável, renovável e biodegradável quando comparada ao plástico ou a outros materiais. Além disso, deixa para trás zero desperdício. É, portanto, uma escolha sustentável e mais ecológica do que os pallets de plástico.

Conte com a SB Pallet

Embora os pallets de madeira possam ser uma escolha mais sustentável, em alguns casos os de plástico ou metal podem ser necessários. Pensando nisso, a SB Pallet é uma empresa que trabalha com soluções logísticas de ponta, oferecendo um catálogo completo com opções diversas para atender às necessidades do seu negócio.

A responsabilidade sócio ambiental sempre foi nossa preocupação e, assim, nos orgulhamos de fazer parte de uma indústria sustentável. Por meio de nossos produtos logísticos, buscamos oferecer qualidade aliada à sustentabilidade.

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.