Av. Alcindo Ferreira, 6 - Parque do Castelo | São Paulo-SP - CEP: 04803-170        Segunda a Quinta - 07:30h às 17:30h e Sexta das 07:30h às 16:00h        vendas@sbpallet.com.br

Quais são os segredos para garantir a segurança do seu armazém?

O armazém é o núcleo logístico de uma empresa, o centro no qual as entradas e saídas de produtos ocorrem. Na prática, trata-se, portanto, da instalação ou edifício onde um negócio armazena, reúne e administra as suas cargas para uso próprio, como no caso de materiais para indústrias, ou para uso externo, isto é, produtos finais que são vendidos, por exemplo. Nesse sentido, é algo muito importante e, como resultado, garantir a segurança do seu armazém é uma tarefa primordial.

Para tanto, existem diversas medidas que você pode tomar, incluindo o uso de pallets de plástico e de outras soluções logísticas, conforme você confere ao longo deste artigo.

Por que é importante garantir a segurança do seu armazém?

O principal fator para o bom funcionamento de um armazém é a segurança das instalações e, sobretudo, das pessoas. Mas isso também é extremamente importante para evitar riscos aos funcionários, interrupções no serviço ou danos às mercadorias.

Implementar algumas medidas no depósito, então, é fundamental para maximizar o rendimento, proteger a tudo e a todos, e assegurar uma operação mais eficiente, o que contribui positivamente até mesmo para a lucratividade da empresa.

Por esses motivos e pela importância dos funcionários, proteger a equipe e garantir o funcionamento adequado do armazém devem ser as prioridades de qualquer gerente de logística. 

5 passos para garantir a segurança do seu armazém

Agora que você já sabe o porquê é importante garantir a segurança do seu armazém, provavelmente deve ter dúvidas sobre o que pode fazer a respeito. Dito isso, confira a seguir 5 passos para tornar o local de armazenamento da sua empresa um local mais seguro:

Uso dos recursos certos

Os processos logísticos podem ser complicados e perigosos caso não sejam utilizados os recursos certos. Por esse motivo, um dos principais passos a serem tomados para garantir a segurança do seu armazém é avaliar as demandas e alugar ou comprar as soluções necessárias.

Os pallets de plástico, por exemplo, estão sendo cada vez mais procurados, por serem resistentes e conferirem maior praticidade nas operações. Além disso, eles também tornam tudo mais seguro não só para os produtos, mas para quem estiver manuseando ou movimentando a carga paletizada.

No entanto, mesmo dentro dessas estruturas, existe uma variedade de modelos, que possuem diferentes especificações, como tamanho e capacidades distintas. Consequentemente, cada um deles é indicado para uma determinada aplicação.

Outros recursos logísticos, ainda, podem ser utilizados, como racks metálicos, gaiolas aramadas, estantes porta pallets, cantoneiras de papelão, chapatex, entre outros.

Treinamento

Envolver e motivar toda a equipe a trabalhar na direção certa na gestão da saúde e segurança no trabalho deve ser um dos principais objetivos da gestão da empresa. Por isso, investir no treinamento e na qualificação profissional é um dos pontos chave para garantir a segurança do seu armazém.

Isso pode incluir cursos, palestras e disponibilização de manuais de segurança para cada um dos produtos das instalações. Também é válido aplicar treinamentos sobre o uso correto dos recursos logísticos, como os pallets de plástico, e os equipamentos relacionados para a movimentação e o empilhamento deles.

Prevenção e inspeção técnica

A prevenção é a melhor maneira de garantir a segurança do seu armazém. Para tanto, é importante fazer uma avaliação para identificar os riscos aos quais os produtos e os trabalhadores estão expostos. 

Além disso, deve-se realizar um planejamento das medidas preventivas necessárias, colocá-las em prática e até mesmo fazer um monitoramento e a revisão, para se certificar sobre o que funciona e o que não, alterando sempre que necessário.

Como forma de prevenção também é fundamental realizar uma inspeção técnica do seu armazém, de todos os processos e dos pallets de plástico, bem como de todos os demais recursos utilizados nele.

Substituição de componentes danificados

Após a inspeção, caso você identifique que algum pallet de plástico ou outra solução logística esteja danificada, é importante fazer o descarte correto, seja encaminhando para reciclagem por conta própria ou contando com um serviço de coleta de pallets. Para, então, poder investir em novos recursos para garantir a segurança do seu armazém.

Conte com a SB Pallet!

Para garantir a segurança do seu armazém, é importante contar com recursos de ponta. Pensando nisso, a SB Pallet oferece um catálogo completo de produtos não só com pallets de plástico, mas também de madeira, aço e contenção, bem como outras soluções resistentes e de qualidade. Entre em contato para saber mais ou solicitar um

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.