Av. Alcindo Ferreira, 6 - Parque do Castelo | São Paulo-SP - CEP: 04803-170        Segunda a Quinta - 07:30h às 17:30h e Sexta das 07:30h às 16:00h        vendas@sbpallet.com.br

Você conhece a história dos pallets?

Você conhece a história dos pallets?

Mesmo que possuam uma aparência e funcionamento bastante simples, os pallets são verdadeiros aliados da logística. E, como tal, desempenham um papel importante na história da nossa economia. Embora muitas pessoas já saibam disso, sobretudo gestores de cadeias de suprimentos e funcionários que lidam diariamente com processos envolvendo o transporte e o armazenamento de mercadorias, pouca gente sabe qual é a história dos pallets.

Ainda que isso não interfira na forma de uso, é interessante entender onde, como e porquê os pallets surgiram. Afinal, essas estruturas são tão importantes para a eficiência de diversas operações internas nos mais diferentes negócios, que é difícil encontrar comércios, indústrias e  outras empresas que não os utilizem.

História dos pallets: o que antecedeu a criação dessas estruturas?

Algumas estruturas que são semelhantes foram usadas como base para a unitização de produtos ao longo dos anos. Inclusive, muito antes do advento dos pallets como nós conhecemos existirem, pedaços de madeira ou pedra auxiliavam no transporte de mercadorias de um lugar para outro. 

Além disso, as empresas costumavam embalar usando caixas de madeira, barris e até mesmo caixas de papelão. Assim, de certa forma, qualquer uma dessas opções poderia ser considerada um antepassado dos pallets.

Mas, embora eles contribuíssem significativamente para a eficiência das operações, as necessidades de manuseio de materiais foram mudando ao longo dos anos. 

Consequentemente, foram surgindo novas máquinas e equipamentos para auxiliar nos processos logísticos. Como é o caso, por exemplo, das empilhadeiras, que foram um dos principais fatores para o pallet ter o design icônico que conhecemos hoje.

Como os pallets foram inventados?

As empilhadeiras revolucionaram o manuseio de materiais. Contudo, era necessário encontrar uma solução que pudesse ser utilizada em conjunto. E é aí que entram os pallets, que passaram por uma evolução em seu design. Eles, então, ganharam uma área embaixo que acomoda e facilita o uso desse equipamento.

Portanto, tornando-se uma estrutura em que o garfo da empilhadeira pode ser encaixado e que é forte o suficiente para transportar uma tonelada de mercadorias. Além de ser barato e fácil de produzir.

Por isso, pode-se dizer que a invenção da empilhadeira impulsionou a popularidade dos pallets. E, como resultado, as operações logísticas tiveram um ganho muito grande, sobretudo pela maior agilidade na movimentação das cargas com o uso desses importantes recursos.

A história dos pallets e a Segunda Guerra Mundial

É impossível falar sobre a história dos pallets sem abordar a Segunda Guerra Mundial. Isso porque foi nesse período, que a demanda por essas estruturas aumentou. Afinal, empilhar produtos sobre os pallets e movimentá-los com uma empilhadeira tornou-se uma prática comum.

Antes da guerra, esses estrados não eram amplamente utilizados, embora as técnicas de manuseio de materiais tenham evoluído bastante ao longo das décadas de 1920 e 1930. 

Dessa forma, a produção dos pallets antes da Segunda Guerra Mundial era reduzida. Isso se devia, principalmente, pela falta de capital disponível para investimento em equipamentos. Assim, eles eram fabricados normalmente em pequenas quantidades.

Já durante a guerra, a história dos pallets mudou e a sua demanda e popularidade aumentou. Por isso, eles tiveram que ser produzidos em massa, sobretudo porque foram usados ​​pelos militares para transportar armas, arsenal e outros materiais com eficácia o mais rápido possível.

Como resultado, os pallets ganharam destaque, fazendo com que as empresas percebessem a necessidade dessas estruturas. Por sua vez, isso levou milhares de negócios a considerarem o pallet como uma necessidade comercial.

A história dos pallets no Brasil

No Brasil, os pallets foram introduzidos na cadeia logística na década de 1960, com o desenvolvimento da indústria automotiva. Contudo, o seu uso permaneceu estagnado até a década de 1980.

Atualmente, no entanto, as coisas já mudaram. Os pallets, hoje, são considerados uma importante solução para o controle de estoque, transporte de cargas e outras operações. 

É possível encontrá-los para compra e locação em diversas empresas. Como é o caso, por exemplo, da SB Pallet, que oferece uma linha completa de soluções logísticas para atender às necessidades de diversas empresas.

São estruturas de qualidade, resistentes e projetadas com uma excelente matéria-prima. Entre em contato e saiba mais!

A empresa SB Pallet atua na área logística nas diversas regiões do Brasil e tem como objetivo oferecer o modelo de pallet ideal para cada segmento do mercado, garantindo a movimentação e o armazenamento de mercadorias nos setores alimentício, farmacêutico, têxtil e entre outros. Nosso diferencial é a qualidade no atendimento e eficiência no cumprimento dos prazos, produzindo peças como:

Pallets
Caixas Pallets
Cantoneiras de Papelão
Chapatex
Estrado de Plástico
Pallets de Madeira
Pallets de Aço
Pallets de Contenção
Pallets Descartáveis
Pallets PBR
Pallets EURO
Pallets Longarina
Pallets de Madeira Usado
Pallets de Madeira Novo
Pallets de plástico
Racks Metálicos
Gaiolas Aramadas
Racks com Fundo em Chapa
Rack Metálico
Racks Aramados
Racks Porta Pallet
SB Pallet

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.